imagem para contato por whatsapp

ESTUDO DE SELETIVIDADE, COORDENAÇÃO E CURTO CIRCUITO

Na operação dos sistemas elétricos de potência, é comum ocorrerem faltas com uma certa frequência, são falhas em componentes elétricos que resultam em interrupções no fornecimento de energia aos equipamentos que fazem parte do sistema elétrico, com a consequência de redução da qualidade na operação dos processos.

A falha mais corriqueira é o curto circuito, que dá origem a correntes elevadas circulando em todos os elementos energizados, resultando em severos distúrbios de tensão ao longo de todo o sistema, no qual ocasiona muitas vezes, danos irreparáveis às instalações elétricas.

A sobre carga é outro fator de anormalidade nos sistemas de potência que pode originar danos materiais significativos.

As sub e sobre tensões com diferentes origens, de descargas atmosféricas e manobras, entre outras, são outros dois fenômenos que ocorrem no sistema elétrico de potência. Algumas vezes estão associados aos curtos circuitos.

Estas faltas são inerentes ao funcionamento dos sistemas de potência, apesar dos cuidados e precauções durante a elaboração do projeto e execução das instalações, mesmo seguindo as normas mais severas e as recomendações existentes. Dependendo do sistema de proteção preparado para aquela instalação em particular, essas anomalias poderão ser irrelevantes ou desastrosas.

A função principal de um sistema de proteção é assegurar o seccionamento de todo sistema elétrico envolvido a qualquer anormalidade, que faça operar fora dos limites previstos no total ou de parte dele. O sistema de proteção também é responsável por fornecer as informações necessárias aos responsáveis por sua operação, de forma a facilitar a identificação dos defeitos e sua consequente recuperação.


Custos das interrupções:

  • Custos financeiros – São correspondentes à perda de faturamento devido a interrupção da produção, no caso de uma indústria como exemplo.

Quais as vantagens de ter um sistema elétrico proteção coordenado?

  • Interrupção do fornecimento de energia apenas no trecho onde ocorreu o sinistro;
  • Prevenir danos ao patrimônio desligando os circuitos alimentadores, a fim de poupar os equipamentos do sistema elétrico envolvidos na falta;

O cliente receberá ao contratar um Laudo das instalações elétricas:

Relatório técnico contendo:

  • As características dos equipamentos que compõem o sistema elétrico;
  • Informações técnicas de conformidade dos equipamentos com as normas vigentes;
  • Níveis de curto circuitos nos painéis elétricos em geral;
  • Recomendação de ajustes a serem inseridos nos dispositivos de proteção para coordenar e proteger todo o sistema;
  • Conclusão com recomendações de adequação do sistema se necessário;
  • Anotação de responsabilidade técnica (ART);